Entidades Paramaçônicas > Corte Chevalier

O Grau de Chevalier é a maior honraria que um DeMolay ativo pode receber. Para o Sênior DeMolay, esta honraria está atrás apenas da Legião de Honra. O Supremo Conselho poderá conferir o Grau de Chevalier a um membro da Ordem DeMolay, ou a um Sênior DeMolay que tenha desempenhado serviços notáveis e meritórios em beneficio da Ordem DeMolay e que tenha sido um membro conceituado e atuante durante um período de pelo menos 04 (quatro) anos consecutivos. O indiciado não poderá, em hipótese nenhuma, ter ciência antecipada do processo, por isso, tudo deve ser realizado no absoluto sigilo. A cerimônia de investidura, que relembra os antigos anos de Cavalaria , deve ser realizada publicamente. Nela o candidato promete cumprir, anualmente, no dia em que faleceu Frank Sherman Land, 08 de novembro, uma Observância Anual, em memória ao nosso fundador.

Durante 15 anos passaram grandes jovens pelas fileiras do Capítulo Luz e Fraternidade, os quais foram muito importantes para a história do Capítulo, infelizmente esses jovens nunca foram reconhecidos pelos relevantes trabalhos prestados para o Capítulo. Apesar dos membros DeMolays pedirem aos tios do Conselho as homenagens com a Honraria do Grau Chevalier, nenhum nunca deu importância.
Em 2009, depois de assumir a presidência do Conselho Consultivo, o Maçom e Sênior DeMolay (fundador do Capítulo) tio Álvaro Rios Voos mudou essa história, dando o ponta pé inicial para a realização das homenagens que não foram feitas. Durante o aniversário dos 15 anos do Capítulo Luz e Fraternidade, 2º ano do Priorado Guardiões da Luz e também da Assembleia Estudual da Ordem DeMolay na Bahia, foi investido ao posto de Chevalier da Ordem DeMolay o Sênior DeMolay Pablo Graziel da Silva, pelos serviços que prestou para o Capítulo durante anos, esse se tornando o primeiro Chevalier do Capítulo. Nos anos seguintes foram investidos ao Grau de Chevalier os Sêniores DeMolaysJamerson Vieira Torres (2010) e Loredo Vila Verde (2011).

Mas para se ter uma Corte de Chevaliers era preciso ter no mínimo 5 Chevaliers. Levando a proposta para o Grande Conselho Estadual da Bahia, tio Álvaro, então Oficial Executivo da Região Nordeste propôs a fundação de uma Corte em Feira de Santana e que essa pudesse abranger a todos os Capítulos da região, onde todos os DeMolays investidos ao Grau de Chevalier pudessem ser membros da Corte. Então, no dia 01 de dezembro de 2011 foi fundado a Corte Chevalier em Feira de Santana, sob o patrocínio da Loja Luz e Fraternidade nº 14, com o apoio do Venerável Mestre Pedro Neto, fora escolhido então o nome de Cavaleiros da Fraternidade para a nova Corte. Realizando um processo rápido para a autorização do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para República Federativa do Brasil para a instalação em tempo recorde de uma semana. No dia 10 de dezembro de 2011, durante o Encontro de Líderes da Ordem DeMolay da Bahia, foi instalado a Corte Cavaleiros da Fraternidade, recebendo o número 80. O Oficial Executivo, tio Álvaro nomeou para ocupar os cargos de Grande Comendador do Leste, Comendador do Oeste, Comendador do Sul, Grande Mestre de Cerimônias e Grande Capelão, os Chevaliers Pablo Graziel, Jamerson Vieira, Loredo Vila Verde, Geilton Bahia e Tiago Mercês, respectivamente.

Loja Maçônica Luz e Fraternidade, Nº 14-GLEB
Av. Getúlio Vargas, 639 - Centro - CEP 44001-325- Feira de Santana - BA - Fone: 75 3623-1730