Institucional > Relatório de Atividades

A Loja Maçônica Luz e Fraternidade Nº 14, foi fundada em 19 de dezembro de 1956, sito à Av. Getúlio Vargas, 639 com sede e foro na cidade de Feira de Santana, Estado da Bahia, sendo uma Sociedade Civil com personalidade Jurídica, de direito Privado, com duração indeterminada, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico e filosófico, isenta de quaisquer preconceito ou discriminação seja de raça, credo religioso, cor ou política, quer em suas atividades e objetivos sociais, quer entre os membros de seu quadro. Seu escopo principal é lutar pelo sacratíssimo direito à Liberdade de Consciência, ao Bem Estar da Pátria e da Humanidade, reconhecendo em DEUS como Ser Supremo.
Sua missão é efetuar atividades de caráter instrutivo, cultural, científico e Social junto à comunidade de Feira de Santana/Ba, em especial aos menos favorecidos, diretamente ou através de convênios, contratos, parcerias, acordos com os Governos Federal, Estadual e Municipal, Empresas Públicas ou Privadas.
Ao longo de seus 50 anos a Loja Maçônica Luz e Fraternidade tem desenvolvido junto aos seus segmentos relevantes ações sociais à comunidade carente de Feira de Santana, a saber:

- A Escola São João da Escócia situada na Av. Maria Quitéria, 2836 – Feira de Santana/Ba, é o segmento responsável pelas atividades educacionais do ensino fundamental direcionada preferencialmente ao atendimento de alunos do bairro da Queimadinha, atendendo hoje cerca de 1.200 alunos nos turnos matutino e vespertino.

- A Clínica Odontológica São João da Escócia, dotada de 15 cadeiras, que funciona em convênio com a Universidade Estadual de Feira de Santana, tem como principal objetivo a assistência odontológica aos alunos da Escola São João da Escócia, aos familiares dos alunos da Escola e às pessoas carentes da comunidade, principalmente do bairro da Queimadinha.

- A Sociedade Feminina Luz e Fraternidade é reconhecida como principal auxiliar da administração para a realização de eventos sociais, recreativos, bem como nas atividades filantrópicas junto à comunidade como: entrega de cobertores a instituições de assistência social e em comunidades carentes, doação de enxovais de bebê a parturientes em hospitais públicos e periferia da cidade, distribuição de cestas básicas aos desprovidos de renda, distribuição de Sopa e pães em bairros periféricos, distribuição de travesseiros e material de higiene pessoal (sabonete, creme e escova dental e xampu).

- O Capítulo Luz e Fraternidade da Ordem DeMolay é o segmento responsável pelo aprimoramento dos jovens do sexo masculino dos 11 aos 21 anos de idade, através de ensinamentos ministrados pelo Mestre Conselheiro e sua diretoria, com ritualística própria, preparando-os no caminho da retidão e da filantropia, formando cidadãos honrados e cumpridores de seus deveres para com a Pátria e a Humanidade, através das virtudes do Amor Filial, Reverência às Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.

- O Clube de Mães Luz e Fraternidade da Ordem DeMolay é formado preferencialmente pelas mães dos DeMolay’s com o objetivo de acompanhá-los em suas atividades sociais, culturais e filantrópicas. Esse se engaja junto aos DeMolay’s e a Sociedade Feminina na distribuição de donativos e outras ações sociais como doação de livros.

- A Secretaria Executiva da Loja, que funciona em horário comercial de Segunda a Sexta-Feira, atende a diversas solicitações de pessoas carentes como: compra de passagem para cidades distantes, esclarecimentos sobre encaminhamento para atendimentos ambulatoriais e exames na rede pública de saúde.

- Palavras maçônicas: Franc-Maçonnerie, Mason, Freemasonry, Masonería, Massoneria, Freimaurerei, Vrijmetselarij, Frimureri, Wolnomularstwo, Masoneria, Macohctbo, Frimureriet, Masonluk, Ελευθεροτεκτονισμός, 共济会,共濟會, הבונים החופשיים Мейсон

Loja Maçônica Luz e Fraternidade, Nº 14-GLEB
Av. Getúlio Vargas, 639 - Centro - CEP 44001-325- Feira de Santana - BA - Fone: 75 3623-1730